Cérebro treinado e proteção contra as armadilhas da mente humana

Imprimir
Pesquisas revelam que o ser humano utiliza apenas 10% de seu cérebro. Esta máquina fantástica à qual nenhum computador se iguala. Podemos perceber que mesmo pessoas com bom nível de preparação acadêmica tendem a utilizar padrões de pensamento incompletos. Conhecimento é informação com significado capaz de criar um novo conceito, atitude, buscar caminhos, modificar fatos ou levar à transformação. Como tudo funciona naturalmente, nunca paramos para refletir como se dá o incrível mecanismo acionado para as atividades mais corriqueiras da vida como mexer um dedo, abrir e fechar os olhos, movimentar a boca e emitir sons. Enfim, assim como os intrincados caminhos do pensamento, da articulação de idéias, das vontades, das emoções. Está tudo aí, pronto. Mas é bom saber que essa complexa organização de matéria, como qualquer outro órgão, precisa ser exercitado, senão corre o risco de atrofiar. Da mesma forma, exercitá-lo pode aumentar o seu poder. O corpo físico requer exercícios, bem como nosso cérebro requer uma ginástica cerebral, para que a mente esteja sempre pronta para realizar criações sem grandes sofrimentos. Afinal, criar é uma dádiva, não dói e não tem contra indicação!

Você sabia que nosso cérebro é o órgão mais treinável do corpo? Por isso é bom ficar atento às questões biológicas deste processo, do uso e desuso que vale para todos os tendões, ligamentos, músculos e, principalmente, para o cérebro; usou, desenvolve, não usou, atrofia. Ele dividi-se em dois lados, direito e esquerdo e cada lado comanda o lado inverso do corpo: assim, o lado esquerdo do cérebro comanda o direito do corpo e o lado direito comanda o esquerdo do corpo.

Tudo isto não é novidade, mas você pode agora levantar uma questão importantíssima: E como funciona o treinamento do cérebro?  Digo que o fundamental é a constância, a disciplina e a orientação de um profissional capacitado. Assim como em qualquer atividade desportiva. Como o cérebro humano é único, não existindo um modelo igual ao seu, o auto-conhecimento é, então, o primeiro passo nessa olimpíada. É preciso reconhecer seus modelos mentais, que funcionam como anteparos, dirigindo sua linha de pensamento, visão do mundo e conseqüentemente seu comportamento. Cada pessoa constrói seu próprio conhecimento, através das informações que faça sentido para a sua vida assim como para suas experiências de vida.

A maior parte do pensamento se inicia na etapa da percepção e tem relação direta com a maneira como a pessoa capta informação do meio ambiente. A maneira como vê o mundo está condicionada por experiências prévias, seus conhecimentos e suas emoções.
Temos constatado que mediante o desenvolvimento do pensamento é possível organizar e reorganizar as percepções e as experiências, com o objetivo de mudar visões, enxergar o mundo de forma diferente, tendo uma visão mais clara dos problemas assim como a capacidade para buscar estratégias e soluções. Vale buscar ferramentas de apoio, como livros, troca de experiências com outras pessoas, filmes, terapias, participação em cursos etc. Busque os conhecimentos básicos a seu respeito e depois vá se aprofundando. No nível do controle dos movimentos, a divisão entre hemisfério direito e esquerdo é simples: o lado direito do cérebro comanda o esquerdo do corpo e o esquerdo do cérebro o direito do corpo.

A maioria dos processos de pensamento que utilizamos em programas de desenvolvimento tem o propósito de ampliar percepções e dirigir deliberadamente a atenção durante o seu próprio processo de pensamento. Somente assim acreditamos que haverá mudança de atitudes, favorecendo ativar a mente de forma consciente, sistemática e deliberada através da observação especifica da maneira como se processa a informação e como se utilizar dela.

Estudos científicos indicam a predominância de um dos lados na personalidade do indivíduo. O lado esquerdo é o da razão, da lógica, da matemática. O direito é o criativo, romântico, sonhador, visionário. A predominância vai influenciar na escolha profissional. Engenheiro lida com cálculo, planejamento, assim, prevalece o lado esquerdo. Artista atua com a intuição, a imaginação, a estética, então o predomínio do lado direito.

O mundo precisa de profissionais dos dois tipos, mas a cada dia fica mais claro que o ideal é o equilíbrio entre os dois. Esse equilíbrio pode ser hoje um grande diferencial. Exemplo disso é o número cada vez maior de profissionais liberais como psicólogos, médicos, advogados etc.que se sobressaem exatamente por não serem apenas técnicos, mas conseguem comunicar-se com leigos através de palestras e artigos em jornais, revistas e outros meios de comunicação. A história está repleta de exemplos, principalmente de artistas, que viveram grandes dificuldades por não conseguirem utilizar nenhuma habilidade das que o lado esquerdo do cérebro comanda, como Van Ghog, o poeta português Mário Sá Carneiro, entre outros.

Nos programas de treinamento de criatividade e inovação sempre são destacadas informações de que idéias lançadas sem concretização são parecidas com as ilusões. O processo criativo vai desde sonhar até colocar em prática, avaliar etc., diria que é o uso integral do cérebro (lado direito e esquerdo- razão e emoção).

A competência criatividade tem um forte componente motivador, sem contar que “abre a cabeça”, favorecendo mudanças de atitude, postura diante da vida, assim como melhoria nas relações interpessoais. E ainda provoca na pessoa o sentimento de que ela é capaz de sonhar, realizar atividades que jamais imaginara superar seus limites, lidar com situações difíceis e ter controle emocional.

Se você está entre a maioria, ou seja, entre os que utilizam apenas um lado e deixaram passar qualquer aprendizado referente ao outro, não pense que tudo está perdido.  Sempre é tempo de se colocar em ação.

1 º – Exercício físico faz bem ao cérebro sim, pois provoca a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de prazer, capaz de compensar os efeitos nocivos da adrenalina, substância provocada pelo estresse, altamente prejudicial à ação cerebral.

2º – Leitura de qualidade aumenta a capacidade de armazenar informações, além de ativar a memória, aumentar a compreensão e a associação. E ainda contribui para melhorar seu vocabulário. Mas procure diversificar sua leitura e o resultado será ainda melhor. Fique atento, entretanto, quanto à necessidade de refletir sobre o que foi lido. Feche o livro, pense um pouco sobre o trecho que acabou de ler, buscando entendê-lo o máximo possível. Entenda uma parte do texto, feche o livro, pegue uma folha de papel e continue o texto. Comente com alguém que tenha lido à mesma coisa. Ao fazer isso você estará tanto armazenando informações quanto ativando a capacidade do seu cérebro, ao mesmo tempo em que desenvolve o raciocínio crítico, a imaginação e a criatividade.

3º – Quem percebe que começa a não se lembrar nomes, a não ter novas idéias ou motivação para buscar novos interesses, é bom ficar atento para não deixar o cérebro entrar em estado de apatia. Faça coisas inesperadas para provocar uma espécie de tratamento de choque no cérebro. Ambientes diferentes, que apresentam desafios são excelentes agentes de mudanças de atitudes, ajudando a pensar e ver as coisas de modo diferente.

4º – O melhor estímulo para o cérebro ainda é a curiosidade, a capacidade de se deslumbrar. Faça coisas novas. Aprenda a pintar, dançar, cantar, saia da rotina. Resgate sua capacidade de se surpreender. Passe a questionar suas crenças e verdades, duvide. Seja criativo, invente um novo roteiro para a sua vida. Tenha a criatividade não somente como uma estratégia para diferenciar-se no mundo do trabalho, mas como uma filosofia de vida.

Evite deixar que sua mente direcione seus atos e suas ações para armadilhas que a mente humana arquiteta para nos tirar o foco e tornar nosso cérebro ocioso e preso em um círculo sem fim. Veja abaixo as 04 principais armadilhas criadas pela mente humana e pelo cérebro que não é exercitado:

O   CONFORMISMO

“O conformista vê a tempestade e se amedronta, o ativista vê, no mesmo ambiente, a chuva e enxerga a oportunidade de cultivar.”

Infelizmente as nossas personalidades estão cheias de idéias conformistas. Em uns mais, em outros menos. Mas isso é uma coisa que se pode mudar.

Os conformistas sempre adiam, dão desculpas e (sinceramente) estão tentando se convencer do que o que dizem é verdade.

“O conformista é inerte e mentalmente preguiçoso, pelo menos na área em que se considera incapaz, inábil. Não exerce suas escolhas por medo de assumir riscos. Não expande seu espaço por medo da crítica. Prefere ser vítima a agente modificador da sua história. Prefere ser amante da insegurança a parceiro do entusiasmo. Prefere enterrar seus talentos a dar a cara a bater. Os conformistas transformam fracassos em medo; os determinados transformam derrotas em garra.”

Como escapar desta armadilha?

Em primeiro lugar: ponha na sua cabeça que você não é ser que não muda! Somos seres humanos… e uma das coisas mais belas que podemos fazer é aprender com os erros e modificar nosso modo de agir a fim de conseguir um resultado assertivo.

Você tem que acreditar que é autor da sua história (lembre-se do GRANDE TEATRO DA VIDA). Tem que criar os capítulos diariamente, seja você na sua melhor forma, sempre! Melhore-se hoje mais do que se melhorou ontem.

Seja intenso na sua vida que na sedução isso será um chamariz…

____________________________________________________________

O COITADISMO

coitadismo é a potencialização do conformismo. Um conformista aprisiona o seu Eu e dificulta a sua própria vivência e relacionamentos, mas um coitadista faz propaganda da sua miserabilidade! Um coitadista não tem vergonha de dizer: – É porque sou um fracasso! – Nunca aprenderei a seduzir.

Neste caso, é muito importante que você saiba diferenciar a força do desejo e a força da ambição.

Desejo é uma motivação passageira, qualquer abalo pode desfazê-lo. Mas a ambição se alimenta dos desafios, das decepções e se fortalece, aumenta a sua fome pelo objetivo.

“Um homem tosco, rude, irritadiço, se tiver apenas o desejo de ser romântico, morrerá sendo agressivo, mas se decifrar o código da ambição do romantismo, de se refazer, de se reorganizar, poderá dar um salto. Esse código pautará sua agenda, o levará a traçar um projeto diário que o controlará e o fará surpreender quem ama, dirá coisas inesperadas, fará elogios inusitados, terá gestos inesquecíveis. Regará suas atitudes com gentileza.”

____________________________________________________________

MEDO DE ASSUMIR SEUS ERROS

 Vivemos em uma sociedade que não é formada por pessoas, mas por deuses! Ninguém erra, ninguém falha, são todos máscaras. O que se esconde debaixo da pele de cordeiro magoa as pessoas que se aproximam.

A sociedade precisa de pessoas humanas, com sentimentos, abertas e que assumem sua imperfeição, que se comovam e não tenham vergonha disso.

Se você for uma pessoa incapaz de sorrir com a graciosidade de um bebê simplesmente brincando em toda a sua inocência deste mundo, se você não tem sentimentos para isso, como poderá amar e ser amado por alguém, por exemplo?

Acredite, você demonstrará muito mais força interior se conseguir falar abertamente sobre as suas fragilidades, a sua humanidade.

“Há pessoas educadas, que nos primeiros cinco minutos de conversa são agradabilíssimas, parecem seres angelicais, mas conviver com elas é um tormento. Tecem mil argumentos para sustentar suas atitudes. Nunca reconhecem erros, nunca pedem desculpas. Sugam a energia vital dos outros por falar muito e procurar excesso de atenção.”

 

MEDO DE ASSUMIR RISCOS

“A vida é um grande contrato de risco.”

A maior e pior armadilha. Uma pessoa que tem medo de assumir riscos não vive!

E não é por causa da citação acima, mas porque a beleza da vida está no nervosismo, no suor frio e no risco diário.

Correr risco, manter o ânimo, a energia, a vibração é algo que se deve ter controle, não só na sedução, como na vida também. No emprego, com os colegas, com os amigos, com a família, na faculdade, etc.

Na vida é nunca perder o entusiasmo, ser criativo, ter energia, ser radiante.

Na sedução é nunca perder a “mágica”, o “dom”, é conquistar as pessoas a cada encontro, todos os dias, por todos os dias que sua vida durar.

“Muitos empobrecem sua afetividade, porque não se arriscaram a criar um novo clima. Beijam, amam, se entregam e até discutem da mesma maneira. Algumas pessoas são tão engessadas que nem conseguem mudar seus argumentos quando entram em atrito com o outro. O medo de ousar aprisiona o seu potencial afetivo.”

Enfim, procure exercitar seu cérebro e encontre formas de fugir das armadilhas pregadas pela mente humana. Não seja um conformista ou um coitadista que tem medo de assumir seus erros e foge quando é confrontado para assumir riscos. Reconheça seus modelos mentais e faça um auto conhecimento para superar seus limites e viver de forma a amenizar os sofrimentos emocionais.

 

Andréa Ladislau

Psicanalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *